Início > Fé X Ciência > Intercessão dos Santos – O que a Bíblia nos diz

Intercessão dos Santos – O que a Bíblia nos diz

Depois de um longo tempo sem publicações, resolvi escrever sobre o que a Bíblia diz em relação à intercessão dos Santos.  Prometo ser breve e tentarei ser claro. Aguardo discussões nos comentários!

A Igreja Católica acredita que, depois de mortos, pessoas que tiveram um “bom procedimento” aqui na terra estão próximas de DEUS e são capazes de interceder por nós, que ainda estamos vivos. Veremos, sobre um contexto Bíblico, o que DEUS nos fala relativo à esse assunto.

Interpretar que os Santos estão mortos, esperando a segunda vinda de Cristo, significa contradizer as sagradas escrituras.

1.1 Na transfiguração do Tabor, Nosso Senhor aparece ao lado de Elias e de Moisés. Elias está no Paraíso terrestre (ele não morreu e deve voltar no fim do mundo) e Moisés já estava morto (Lc 9, 28 ss).  Alguém que estivesse dormindo não poderia aparecer “acordado” ao lado de Nosso Senhor.

1.2 Na parábola do “rico avarento”, este pedia, após sua morte, para voltar à terra e avisar os seus amigos (Lc 16, 19 e ss). Se estivesse morto, não estaria intercedendo pelos seus.

1.3 “santos são como os anjos de Deus no céu” (S. Mateus 22, 30).  Anjos estão constantemente conosco, e estão vivo. Basta olhar o livro de Apocalise, capítulo 12. Prometo fazer um post sobre o assunto em breve.

1.4 Jesus, voltando-se ao bom ladrão, disse: “Em verdade, em verdade vos digo, ainda hoje estarás comigo no paraíso” (São Lucas, 23, 42 e ss). O nome do ladrão era Dimas, e foi o primeiro homem a ser canonizado pela Igreja Católica, devido à claridade das palavras de Jesus. Ressalta-se que Jesus afirma que “ainda hoje”, naquele dia, São Dimas estaria com ele no paraíso.

1.5 Em outra passagem, quando discutia com os saudoceus: “Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus nos declarou? Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos” (Mateus 22, 31-33). Logo, Abraão, Isaac e Jacob estão vivos e não “adormecidos”.

1.6 Uma passagem que mostra a intercessão, dessa vez, no antigo testamento. “E o Senhor disse-me: ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, a minha alma não se inclinaria para este povo; tira-os da minha face e retirem-se” (Jer 15, 1 e ss). No tempo de Jeremias, estavam mortos Moisés e Samuel, mas sua possível intercessão é confirmada pelas palavras do próprio Deus: “ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim…”

1.7 No Novo Testamento é nítida a afirmação de que, após a morte, os justos gozam de vida consciente e bem-aventurança. Assim, São Paulo desejava morrer para estar com Cristo – o que lhe parecia melhor do que ficar na vida presente: “Para mim, viver é Cristo, e morrer é lucro. Sinto-me num dilema: meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isto me é muito melhor.”(Fl 1, 21, 23)

1.8 Em Ap. 6, 9s, os mártires, junto ao altar de Deus nos céus, clamam em alta voz: “Até quando, ó Senhor Santo e verdadeiro, tardarás a fazer justiça, vingando nosso sangue contra os habitantes da terra?”

1.9 Por fim, ressalta-se a palavra escrita no livro de Hebreus. “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo, ” (Hb 9,27) . Ou seja, morremos, vem o juízo, e se for o caso, estaremos perto de DEUS, e não adormecidos.

Conclue-se de acordo com palavras bíblicas que há a intercessão dos Santos, quanto mais de Nossa Senhora a maior Santa de todos os tempos.

Bom, pessoal, espero que tenham gostado desse post. Como disse no início, tentei ser o mais claro e sucinto possível. Que Nossa Mãe e São Padre Pio interceda por todos nós!

In Jesus et Maria

Samir Angelo Milani Martins

Ciência, fé, café, pedindo pela intercessão dos Santos.

About these ads
CategoriasFé X Ciência
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: